O Inverno é uma excelente altura para a poda das árvores e arbustos, já que estas se encontram num período de dormência. É graças a este processo que se garante que as plantas cresçam saudáveis para a próxima estação: a primavera.
Num artigo anterior, já abordamos o tema das podas, contudo hoje explicamos, detalhadamente, todo processo inerente à poda, a importância do mesmo e a fase do ano mais suscetível à sua realização.
O que é a poda?
A Poda é uma “arte” que permite o desenvolvimento saudável das árvores: é o ato que permite retirar e cortar ramos, folhas, galhos e ramificações que condicionam o crescimento da árvore.
A importância da poda
• A técnica da poda é essencial para garantir um revigoramento da planta e um crescimento positivo. Não se esqueça que, quando a planta não é podada, a distribuição de nutrientes é afetada e, por conseguinte, a circulação da seiva.
• A poda é um processo estético importante que permite modificar o vigor da planta, dando-lhe a forma e o volume desejado.
• O processo da poda permite a entrada de ar e luz no interior da planta, facilitando, por exemplo, o processo de fotossíntese e até a colheita da fruta.
• Por fim (e de maior importância), a poda facilita também o controlo das pragas e doenças, prolongando a qualidade de vida da árvore.
Altura ideal para a poda?
O Inverno é a fase ideal, por exemplo, para a poda das árvores de folha caduca. A designada poda em seco ou de inverno é efetuada nas árvores que não têm folhas.
Janeiro é, também, um período favorável para a poda de árvores como os pessegueiros, e ameixeiras, por exemplo, pois coincide com altura da queda das folhas e antes do abrolhamento.
Entre janeiro e março, assiste-se à poda de plantas como as macieiras, pereiras, ou seja, árvores pomóideas.
Como pode ver, o Inverno é a altura ideal para cuidar dos jardins e árvores. Na Vadeca, disponibilizamos esses serviços, com a missão de tornar os espaços verdes e agradáveis. Entre já em contacto connosco e saiba tudo sobre os nossos serviços.